Alexandre Emerich

Alexandre Emerich Alexandre Emerich Alexandre Emerich Alexandre Emerich Alexandre Emerich Alexandre Emerich Alexandre Emerich Alexandre Emerich

Quando se elenca alguns fatos do Alexandre como produtor, à primeira vista pode parecer que se trata de um CEO de uma grande empresa, com executivos atuando estrategicamente em diferentes áreas. Afinal, além dos seus grãos serem Campeão Chileno de Café Torrado (2019), pela Mandrake Tostaduría, são torrados/servidos: na cafeteria Cafezal (Milão, Itália), eleita uma das top-3 cafeterias independentes da Europa no European Coffee Awards 2018/2019; por David Coelho (7g Roaster), Tricampeão Português de Barista (2014, 2016 e 2017); por Jonathan Piazarolo (Trentino Cafés Especiais), Campeão Brasileiro de Torra (2019); por Manuel Chavarría (Mr. Chava), Campeão Andaluz de Barista (2019) e Campeão Nacional Ibérico de Barista (2019).

​Somam-se a estes reconhecimentos, a apreciação por clientes de diversas torrefações e cafeterias brasileiras e europeias, como a Heartland (Conwy/ País de Gales), a Sgt. Martinho (Lisboa/Portugal), a Have a Coffee (Aabenraa/Dinamarca), a San Jorge (Saragoça/Espanha), a Fábrica (Porto/Portugal) e a Randall (Madri/Espanha). Além disso, seu café foi escolhido como o oficial do I Torneio Joinvile de Café Filtrado (2019) pela Terra Natal Torrefação (SC) e do 1er Torneo de V60 Zaragoza, Espanha (2018).

Nasceu no Rio de Janeiro, foi criado no bairro de Campo Grande e, entre a escola e as brincadeiras no meio da rua, juntava uns trocados para, aos domingos, ir de trem ao Maracanã assistir ao Zico encantar o Brasil e o mundo com seu futebol. Sua mãe, em casa, torrava e moía com absoluto zelo os cafés de Alto Caparaó, terra natal do seu pai. Ainda criança, não sabia que esse carinho com os grãos, que presenciava no cotidiano, mudaria sua vida.

Na década de 90, comprou uma pequena propriedade e fez o caminho inverso da sua família: mudou-se para o interior de Minas. Momentos difíceis o deixaram sem saída: ele precisava comercializar, e bem, seus cafés. Debruçou-se arduamente na produção dos seus transformadores grãos.

Graduou-se em Administração com Gestão em Agronegócio e a ascensão do Caparaó como região de origem de cafés especiais o ajudou a enxergar um caminho no segmento. Inventivo, estudava e pesquisava a melhor forma de produzir melhores grãos. Certificou-se como Q-Grader (profissional que classifica cafés especiais segundo os critérios da SCA – Specialty Coffee Association) e tem investido no seu Sítio Bela Vista, localizado em Alto Jequitibá (MG), na Serra do Caparaó, propriedade certificada pela 4C, BSCA, Certifica Minas e Região das Matas de Minas, produzindo artesanalmente e com respeito aos colaboradores e ao meio ambiente.

A realidade é que a trajetória do Alexandre é inspiração pra muita gente, um verdadeiro caso de sucesso como ser humano e empreendedor resiliente e paciente para aguardar o “tempo certo” divino. Entre viradas manuais de lotes de cafés no terreiro, contando alguns casos, muitos são os momentos que, mesmo sem perceber, nos faz chorar e acreditar que entrega profissional e compaixão ao próximo formam a curva ideal para o sabor da vida. Assim como seu ídolo “Galinho de Quintino” fez com o futebol, agora quem encanta o mundo é ele. Obrigado irmão!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

×